Seiscentas pessoas já receberam tratamento dentário da ONG espanhola “Smiles” no Porto Novo

 In Cabo Verde

Seiscentas pessoas no Porto Novo (Santo Antão), na sua maioria crianças e idosos, foram já assistidas por um grupo dentistas espanhóis, que se encontra, há uma semana, de visita a esta ilha.

A equipa de especialistas em medicina dentária, pertencente à Organização Não-Governamental espanhola “Smiles”, já esteve no Monte Trigo, Tarrafal, Planalto Norte e na zona Sul do Porto Novo, localidades onde procedeu, gratuitamente, ao tratamento de uma média de 150 pessoas por dia, a nível de limpeza, extracção e chumbo de dentes.

Oliver Siebelist, representante dessa ONG, criada há dois anos em Madrid (Espanha), disse que a equipa vai permanecer até ao dia 11 de Agosto no Porto Novo, com consultas ainda em Ribeira das Patas, Alto Mira e Ribeira da Cruz.

Os especialistas esperam até ao final da missão tratar cerca de 1.200 pessoas carenciadas, priorizando as crianças e idosos.

Segundo Oliver Siebelist, trata-se da primeira missão a Cabo Verde desta organização, que pretende, já a partir de 2017, alargar para três deslocações ao ano, o número de missões a Cabo Verde, com o envolvimento de especialistas de outras áreas de saúde.

Além de tratamento dentário, prestará ainda informações ligadas à saúde bocal, à higiene e à nutrição, e tem apoiado as pessoas a nível de medicamentos.

Por enquanto, “Smiles” continua a trabalhar em Santo Antão, mas no futuro a ideia é abranger outras ilhas como a Brava e o Maio, adiantou o representante da ONG espanhola.

A deslocação desta equipa de especialistas a Santo Antão surge a partir de uma parceria entre as associações “Smiles” e “Dar as Mãos a Tarrafal de Monte Trigo”, uma localidade do interior do concelho do Porto Novo.

Nesta iniciativa, “Smiles” tem ainda a parceria da Delegacia de Saúde e da Câmara Municipal de Porto Novo.

Jailson Carvalho, presidente de “Dar as Mãos a Tarrafal de Monte Trigo”, mostrou-se satisfeito com os resultados dessa missão que tem possibilitado o tratamento dentário, sem quaisquer custos, a pessoas carenciadas de várias localidades do concelho do Porto Novo.

Artigos Rencentes