Projeto Dental Guiné-Bissau 2020

Guiné Bissau

O projeto tem a duração de 2 semanas.

O Projeto Dental Guiné-Bissau 2020

-África Ocidental, Guiné Bissau, Ingoré | Bulol | Susana | Bissau
-Duração: 2 semanas (8 dias de trabalho, restantes dias para atividades de lazer)

O Projeto Dental 2020 será realizado na Guiné Bissau, país localizado na África Ocidental, que faz fronteira com o Senegal e com a Guiné Conacri.

O trabalho de campo será feito nas cidades Ingoré e Varela passando por outras cidades como Bulol , Susana e Bissau.

O Projeto Dental compreende que um grupo de dentistas viaje para a região da Guiné Bissau e ofereça serviços básicos e de higiene dentária à população local ao mesmo tempo que conhece, interage e usufrui de um quotidiano com a comunidade local.

O início desta aventura começa com a recolha dos voluntários no aeroporto de Bissau, capital do país, onde a equipa pernoitará para no dia seguinte partir para a primeira aldeia local (localizada a poucas horas dali) e onde se iniciarão os primeiros serviços.

Durante o projeto os voluntários smiles irão passar por diversas cidades e paisagens com praias lindíssimas, relativamente perto da fronteira com o Senegal. Teremos aliás programada uma viagem até ao Senegal para passar o fim de semana num hotel local (Campament Mussuwam).

Os voluntários irão pernoitar em hotéis locais, no entanto, existem algumas aldeias onde não existe esse tipo de alojamento, pelo que, nesses casos, as dormidas serão providenciadas em escolas locais por exemplo.

O trabalho com a comunidade local irá decorrer todas as manhãs e tardes entre 2ª e 5ª feira. Os restantes dias, serão livres, para a realização de atividades de lazer e descanso.

No decorrer do projeto existirão algumas atividades opcionais. Na reta final por exemplo, os coordenadores e os voluntários que decidirem participar, terão oportunidade de fazer uma viagem de barco para Bubaque, uma das ilhas do arquipélago de Bijagós. Estas ilhas possuem uma beleza natural e uma tranquilidade única, ideal para descansar e renovar energias num ambiente inesquecível.

Que tipo de trabalho fazemos no terreno?

A nossa missão assenta em 3 Objetivos:

1.TRATAMENTOS

O trabalho no terreno da equipa smiles foca-se especialmente em extrações, chumbar dentes e, mais recentemente, tivemos também oportunidade de oferecer a alguns membros das comunidades a colocação de próteses dentárias simples. Assim, são bem-vindos voluntários dentistas, higienistas e protésicos.

2.PREVENÇÃO

Numa vertente educacional e preventiva, damos formações/palestras, junto da comunidade, onde focamos especialmente nas crianças, a quem ensinamos os bons hábitos de higiene oral e de nutrição.

3.FORMAÇÃO

Formamos médicos e enfermeiros locais para que, após a nossa estadia, possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da saúde oral. Formamos estes profissionais para que fiquem capacitados em resolver alguns casos como: procedimentos para extração de dentes e tratamentos básicos de urgência.

Existe a alternativa de dar ajudas económicas pontuais ao projeto.

Se quiseres realizar uma doação a SMILES podes o fazer através o PayPal
ou então por transferência bancária para a seguinte conta:

ES74 0182 4031 2702 0155 5202