Projecto Dental Cabo Verde 2018
Cabo Verde
O projeto tem a duração de 2 semanas.
O Projeto Dental 2018 voltou às ilhas de Cabo Verde, país localizado na África Ocidental.
O Projeto Dental compreende que um grupo de dentistas viaje para a região de São Tomé e Príncipe e ofereça serviços básicos e de higiene dentária à população local ao mesmo tempo que conhece, interage e usufrui de um quotidiano com a comunidade local.
Com uma equipa formada por dentistas voluntários de nacionalidade portuguesa e espanhola, foi possível prestar apoio às povoações na melhoria das suas condições básicas sanitárias, ao nível da saúde oral.
A estadia da equipa Smiles teve a duração total de 2 semanas, onde foi fornecido tratamento médico dentário a mais de 700 pessoas.
Para além de extrações, foram efetuadas algumas restaurações, ofereceram-se pastas e escovas de dentes e promoveram-se eventos de formação para a prática de uma boa higiene oral.
A cada semana, 4 dias de trabalho árduo mas gratificante, complementado com 3 dias de lazer, onde foi possível desfrutar das maravilhosas paisagens e cultura da região.
A equipa continua motivada em contribuir para a melhoria das condições de saúde destas povoações mais carenciadas e mantém-se firme e determinada na concretização do objetivo: chegar ainda a mais pessoas! Para isso, são necessários mais voluntários e mais material médico.
A cada viagem, o coração mais completo!
SMILES na televisão cabo-verdiana
Que tipo de trabalho fazemos no terreno?
A nossa missão assenta em 3 Objetivos:
1.TRATAMENTOS
O trabalho no terreno da equipa smiles foca-se especialmente em extrações, chumbar dentes e, mais recentemente, tivemos também oportunidade de oferecer a alguns membros das comunidades a colocação de próteses dentárias simples. Assim, são bem-vindos voluntários dentistas, higienistas e protésicos.
2.PREVENÇÃO
Numa vertente educacional e preventiva, damos formações/palestras, junto da comunidade, onde focamos especialmente nas crianças, a quem ensinamos os bons hábitos de higiene oral e de nutrição.
3.FORMAÇÃO
Formamos médicos e enfermeiros locais para que, após a nossa estadia, possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da saúde oral. Formamos estes profissionais para que fiquem capacitados em resolver alguns casos como: procedimentos para extração de dentes e tratamentos básicos de urgência.