Projecto Dental São Tomé e Príncipe 2025

São Tomé e Príncipe

O projeto tem a duração de 2 semanas.

O Projeto Dental 2025 será realizado na ilha de São Tomé e Príncipe, país localizado na África Ocidental.

O Projeto Dental compreende que um grupo de dentistas viaje para a região de São Tomé e Príncipe e ofereça serviços básicos e de higiene dentária à população local ao mesmo tempo que conhece, interage e usufrui de um quotidiano com a comunidade local.

O início desta aventura começa com a recolha dos voluntários no aeroporto de Bissau, capital do país, onde a equipa pernoitará para no dia seguinte partir para a primeira aldeia local e onde se iniciarão os primeiros serviços.

Durante o projeto os voluntários smiles irão passar por diversas cidades e paisagens com praias lindíssimas.

Os voluntários irão pernoitar em hotéis locais, no entanto, existem algumas aldeias onde não existe esse tipo de alojamento, pelo que, nesses casos, as dormidas serão providenciadas em escolas locais por exemplo.

O trabalho com a comunidade local irá decorrer todas as manhãs e tardes entre 2ª e 5ª feira. Os restantes dias, serão livres, para a realização de atividades de lazer e descanso.

No decorrer do projeto existirão algumas atividades opcionais. Na reta final por exemplo, os coordenadores e os voluntários que decidirem participar, terão oportunidade de fazer uma viagem de barco para Bubaque, uma das ilhas do arquipélago de Bijagós. Estas ilhas possuem uma beleza natural e uma tranquilidade única, ideal para descansar e renovar energias num ambiente inesquecível.

Que tipo de trabalho fazemos no terreno?

A nossa missão assenta em 3 Objetivos:

1.TRATAMENTOS

O trabalho no terreno da equipa smiles foca-se especialmente em extrações, chumbar dentes e, mais recentemente, tivemos também oportunidade de oferecer a alguns membros das comunidades a colocação de próteses dentárias simples. Assim, são bem-vindos voluntários dentistas, higienistas e protésicos.

2.PREVENÇÃO

Numa vertente educacional e preventiva, damos formações/palestras, junto da comunidade, onde focamos especialmente nas crianças, a quem ensinamos os bons hábitos de higiene oral e de nutrição.

3.FORMAÇÃO

Formamos médicos e enfermeiros locais para que, após a nossa estadia, possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da saúde oral. Formamos estes profissionais para que fiquem capacitados em resolver alguns casos como: procedimentos para extração de dentes e tratamentos básicos de urgência.