Projecto Dental Cabo Verde 2016
Cabo Verde
O projeto tem a duração de 2 semanas.
O Projeto Dental 2016 na ilha de Cabo Verde, país localizado na África Ocidental.
O Projeto Dental compreende que um grupo de dentistas viaje para a região de Cabo Verde e ofereça serviços básicos e de higiene dentária à população local ao mesmo tempo que conhece, interage e usufrui de um quotidiano com a comunidade local.
Em Agosto de 2016, 13 voluntários do projecto SMILES aterraram em Santo Antão, Cabo Verde. O objectivo não poderia ser mais simples: dar e receber sorrisos em comunidades de difícil acesso e escassez de recursos. Durante duas semanas, a equipa de dentistas e auxiliares prestou apoio sanitário a mais de 500 pessoas, nas quais se incluíram 94 crianças.
A escassez de recursos monetários e dificuldade de acesso a tratamentos dentários ou os omnipresentes refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser apontadas como as causas mais óbvias para os problemas dentários da população das 6 aldeias visitadas pela SMILES. Não podendo suportar os custos de uma ida ao dentista – as consultas têm um custo médio de 1000 escudos, 10 euros, – a população opta por não fazer qualquer tratamento e deixar deteriorar a sua saúde dentária.
Fundada por Oliver em 2016, a SMILES é uma organização não governamental que visa nverter esta tendência e oferecer cuidados odontológicos às populações mais cadenciadas.
Cabo Verde foi o destino eleito para a primeira missão da SMILES pela relativa segurança e baixa incidência de doenças infecciosas como a malária, relativamente a outros países africanos. A proximidade com o mar foi também um factor determinante para a escolha do destino: por um lado, era importante para os voluntários poderem ter contacto com a natureza durante os tempos livres; por outro lado, permitiu aliar a componente de tratamentos dentários com a segunda vertente da SMILES, o projecto Boa Onda.
Na ilha de Santo Antão, os voluntários da SMILES contaram com a orientação e experiência de Jailson Carvalho, da ONG ‘Dar as Mãos’. Graças ao seus conhecimentos sobre a ilha de Santo Antão, todos aspectos logísticos relacionados com transporte, alimentação e estadia estavam já organizados antes da chegada dos voluntários às diferentes aldeias.
Todos os custos da viagem foram maioritariamente suportados pelos voluntários do projecto: do seu próprio bolso cobriram as despesas de transporte, estadia, alimentação, para além do material e equipamentos necessários à prestação dos cuidados básicos de saúde dentária. No futuro, Oliver espera que o projecto possa ser financiado através de doações, de forma a que os voluntários não tenham de suportar os elevados custos da viagem.
SMILES na televisão cabo-verdiana
Que tipo de trabalho fazemos no terreno?
A nossa missão assenta em 3 Objetivos:
1.TRATAMENTOS
O trabalho no terreno da equipa smiles foca-se especialmente em extrações, chumbar dentes e, mais recentemente, tivemos também oportunidade de oferecer a alguns membros das comunidades a colocação de próteses dentárias simples. Assim, são bem-vindos voluntários dentistas, higienistas e protésicos.
2.PREVENÇÃO
Numa vertente educacional e preventiva, damos formações/palestras, junto da comunidade, onde focamos especialmente nas crianças, a quem ensinamos os bons hábitos de higiene oral e de nutrição.
3.FORMAÇÃO
Formamos médicos e enfermeiros locais para que, após a nossa estadia, possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da saúde oral. Formamos estes profissionais para que fiquem capacitados em resolver alguns casos como: procedimentos para extração de dentes e tratamentos básicos de urgência.